top of page

Resumo Por Capítulo: Os Sertões

A TERRA: Capítulo 3


O CLIMA

Há quase nenhuma informação técnica sobre o clima daquele sertão, além da evidência que a geologia e a topografia parecem trabalhar em conjunto com os fenômenos atmosféricos para criarem um cenário tão extremo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


As poucas expedições científicas que visitaram a região deram atenção somente à descoberta de um meteorito e classificaram-na como um “deserto austral”.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


HIGRÔMETROS SINGULARES

O autor relata que por volta de setembro, quando andava ao redor de Canudos, encontrou o cadáver de um soldado que “descansava” há três meses. Sua pele, ainda que ressecada, estava completamente intacta de qualquer decomposição, como se tivesse sido mumificada. Houve também curioso caso de um cavalo e seu cavaleiro que morreram juntos, permanecendo de pé, apoiados numa encosta, e igualmente conservados, como se vivessem. Estes são os “higrômetros” que fornecem os melhores dados sobre a umidade na região.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A terra parece estar em constante combustão, os ventos apenas irradiam o calor. Quando o ar está parado o horizonte cria ilusões de ótica em que parece se avistar um mar.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page