top of page

Resumo Por Capítulo: Os Sertões

A LUTA: Capítulo 3


PREPARATIVOS DA REAÇÃO

As autoridades públicas divergiam sobre o investimento necessário para abater os jagunços de Canudos: o governo estadual considerava o caso vulgar, enquanto o chefe da força federal previa a necessidade de uma verdadeira operação de guerra.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A segunda expedição contava com pouco mais de duzentos homens que se estabeleceram em Queimadas, enquanto aguardavam um possível reforço de homens e armas para empreender o combate ao arraial.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Após um mês de espera e com a adição de uma centena de combatentes (metade do esperado) o comandante do Distrito planejou um ataque em que a expedição se dividiria em duas colunas, que cercariam os jagunços, deixando-os mais vulneráveis.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A GUERRA DAS CAATINGAS

Enquanto na Europa as florestas são consideradas fatores táticos importantes tanto na defesa quanto no ataque, a caatinga sertaneja assume uma postura mais parcial: é companheira de longa data dos jagunços, que a conhecem como sua própria casa e resistem a ela com naturalidade; enquanto que as tropas militares a têm como mais um inimigo a se enfrentar, tanto por seu caráter dispersivo quanto por seu clima hostil.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dessa forma, é comum que o sertanejo aproveite-se do terreno familiar para confundir os soldados e deixá-los amedrontados sob ataques cuja origem desconhecem, em meio a galhos retorcidos e relevos misteriosos.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page