top of page

Resumo Por Capítulo: O Príncipe

8 - Dos que se fizeram príncipes mercê das suas atrocidades


Tratando-se da tomada do principado por uma via criminosa, é relatado o caso de Agátocles Siciliano: comandante-em-chefe de Siracusa por conta de sua atuação como miliciano, ele marcou uma reunião com os senadores e as lideranças da cidade para assassiná-los e tomar o poder somente para si.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Outra situação semelhante ocorreu com Oliverotto de Fermo: criado por seu tio, Giovanni Fogliani, ele atuou numa milícia obtendo grandes sucessos. Ao retornar à sua cidade levou consigo uma centena de soldados e exigiu uma grande recepção, que foi atendida por Giovanni. Após o banquete, em que se reuniram todos os poderosos do local, houve uma emboscada comandada por Oliverotto para assassinar a todos, inclusive seu tio, e tomar o poder.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O uso de crueldades e traições para tomar um Estado é analisado pelo autor como uma prática pouco virtuosa, mas também independente da fortuna. Ele considera, no entanto, que pode ser “proveitosa” uma atrocidade que seja feita somente uma vez, com o intuito de conquistar o principado, mas que depois garanta um bom governo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page