top of page

Resumo Por Capítulo: O Primo Basílio

Capítulo 1


Jorge está prestes a viajar a trabalho, rumo ao Alentejo, como engenheiro de minas. Desde seu casamento, é a primeira vez que se separará de Luísa, com quem vive há três anos. Antes disso tinha a companhia de sua mãe, morando na mesma casa, em Lisboa. Após sua morte sentiu-se solitário e conheceu Luísa numa noite de verão, contraindo matrimônio no inverno seguinte. Sebastião, seu amigo íntimo, dizia que ele “se casou no ar”, entretanto a mulher revelou-se uma perfeita dona de casa.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Luísa, moça loura e muito atraente, lê no jornal a notícia do retorno de seu primo Basílio, que enriquecera no Brasil. Quando jovem eles haviam sido namorados muito apaixonados, mas a falência do pai de Basílio fez com que ele se mudasse para o Brasil e renegasse o relacionamento. Três anos após a separação Luísa conheceu Jorge, por quem não se encantou imediatamente, mas com quem se sentiu segura e confortável após ser pedida em casamento. Jorge nunca soube do antigo namoro de sua esposa.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Após o almoço Jorge saiu e Luísa ficou a ler o romance “Dama das Camélias”, na indesejada companhia de Juliana, empregada da casa.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


D. Leopoldina, amiga de infância de Luísa, não é bem-vinda em sua casa por Jorge a considera uma mulher despudorada, que anda de namoro com vários de seus colegas e conhecidos. Juliana, desavisada ou esquecida das ordens de sua patroa, permite que Leopoldina entre e Luísa a recebe um tanto receosa. Indiscreta, a amiga fala sobre seus casos amorosos, suas decepções no casamento e comenta a notícia da chegada de Basílio a Lisboa. Ao saber da futura viagem de Jorge, Leopoldina comemora que poderá visitar Luísa mais vezes.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Às cinco horas Jorge retorna para casa e repreende Luísa pela visita que recebeu, da qual foi informado por Juliana. A esposa, irritada com a intromissão da empregada, argumenta que ficou por pouco tempo com a antiga amiga, mas Jorge continua descontente: preocupa-se com a má influência de Leopoldina e com a imagem de sua família perante a vizinhança.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page