top of page

Resumo Por Capítulo: O Guarani

Parte 4 - A Catástrofe

1 - Arrependimento


Após receber as ameaças de João Feio, Loredano reuniu quatro dos companheiros em que mais confiava no interior da casa, onde Martim Vaz iniciava os trabalhos para derrubar a parede. Propôs a eles que invadissem a habitação de D. Antônio e matassem a todos com exceção de Cecília, que seria sua mulher.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Depois disso atacariam os aimorés em dois grupos: eles iriam pela frente enquanto os demais iriam pelo fundo. Entretanto, durante a guerra, fugiriam deixando seus companheiros reféns dos indígenas. Os homens inicialmente resistiram a tamanha traição, mas foram convencidos pelo italiano a agirem assim para salvarem suas vidas: caso permanecessem na casa, todos morreriam.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Os aventureiros trabalhavam na demolição da parede e Loredano distraía-se com seu mapa do tesouro, que trazia guardado em sua roupa. Um dos homens lembrou que do outro lado daquela parede havia um oratório e não poderiam destruir as imagens dos santos. O italiano fez pouco caso deste temor e disse que ele mesmo derrubaria a parede.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Enquanto isso João Feio, no outro recinto, contava a seus companheiros sobre os segredos de Loredano. Eles não aceitavam o sacrilégio do frade italiano: decidiram que deveriam matá-lo e depois serviriam novamente a D. Antônio.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page