top of page

Resumo Por Capítulo: O Guarani

Parte 3 - Os Aimorés

6 - Revolta


Peri tranquilizou-se ao pensar que Loredano não contava mais com seus comparsas e decidiu procurar D. Antônio para preveni-lo do que ocorrera durante a noite.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O italiano, chegando à casa dos aventureiros, foi surpreendido pelo corpo de Bento Simões, morto com marcas pelo pescoço. Os demais homens haviam acordado com a água espalhada pelo chão e tentavam entender o que acontecera. Em meio à confusão, Loredano logo pensou em uma forma de tirar proveito do que parecia ser sua desgraça: acusou Peri pela morte de Bento, propondo que o selvagem deveria pagar pelo crime e que, caso D. Antônio se recusasse, os aventureiros deveriam considerar quebrado o pacto com ele firmado.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A revolta tomava conta do ambiente quando chegou o próprio D. Antônio, já advertido por Peri do que acontecia. Ele também havia se encontrado com Aires Gomes, que acordara com o barulho dos aventureiros e descobriu seu quarto trancado por fora. O escudeiro, com ajuda de Nunes, abriu o telhado de seu aposento e fugiu para denunciar o ocorrido.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Assim D. Antônio logo anunciou que estava ali disposto a fazer justiça e a punir a quem fosse necessário. Os homens respeitavam muito a figura do fidalgo e não levantaram qualquer palavra contra ele, até que Loredano começou a reclamar das condições em que viviam e recebeu apoio de seus companheiros. D. Antônio revidou dizendo que eles eram ingratos e mereciam seu desprezo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O clima ficou tenso: os aventureiros já tiravam suas espadas e as apontavam para o fidalgo, que permanecia sereno.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page