top of page

Resumo Por Capítulo: O Guarani

Parte 2 - Peri

6 - Nobreza


A bala raspou a aba do chapéu de Álvaro, que ao olhar para trás viu Peri deitado sobre Loredano, tirando-lhe sua arma e imobilizando-o. Álvaro foi até o italiano e apontou a arma em seu rosto, mas aceitou poupar-lhe a vida desde que ele jurasse ir embora das terras de D. Antônio. Loredano jurou que assim faria, e foi liberado por Álvaro, que em seguida chamou índio para segui-lo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Peri, que havia sido a verdadeira testemunha da reunião de Loredano, não pensava em denunciá-lo, já que não tinha provas contra o homem: esperava ele próprio dar conta dos malfeitores. Quando se dirigia à casa de D. Antônio para avisá-lo de outro perigo, o ataque dos Aimorés, cruzou com o italiano quando ele atiraria em Álvaro – pulou sobre Loredano no momento certeiro para desviar a bala.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Peri tinha intenção de acabar ali mesmo com a vida dos traidores, mas a presença de Álvaro inibiu sua ação. O cavalheiro chamou o selvagem para agradecê-lo, mas Peri deixou claro que só o salvou pois sabe do amor que sua senhora, Cecília, tem por ele.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Peri contou para Álvaro sobre o ocorrido da noite anterior, quando Loredano havia jogado no precipício o presente que ele havia deixado à beira da janela de Cecília, e prometeu solucionar este problema. O selvagem ainda alertou sobre inimigos que poderiam atacar a casa de D. Antônio, orientando que Álvaro entrasse em contato com a tribo de sua mãe, se necessário, para ajudá-los no combate.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Em seguida o índio fez sua passagem ao redor da casa até o ponto em que podia observar a janela de Ceci. Nesse momento surge o escudeiro Aires Gomes, que chama pelo selvagem.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page