top of page

Resumo Por Capítulo: O Guarani

Parte 1 - Os Aventureiros

6 - A Volta


Do outro lado da casa conversavam dois senhores: o fidalgo D. Antônio de Mariz, homem de sessenta anos, que já tinha barba e cabelos brancos, porém com o físico conservado devido à vida ativa que levava; e Aires Gomes, fiel escudeiro do fidalgo, reconhecido por sua discrição e sagacidade.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O assunto da conversa era o filho de D. Antônio, D. Diogo de Mariz, que havia matado uma índia e, portanto, trouxera o risco de um contra-ataque dos indígenas. Apesar de Aires não acreditar em tal revide, D. Antônio preocupava-se bastante, pois sabia que a vingança era um sentimento muito forte entre os selvagens.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Indo ao encontro do filho, D. Antônio ordenou que ele não mais usasse sua arma e que passasse um tempo na cidade, onde ficaria a serviço de Portugal. O velho dava esta ordem lembrando-o que no futuro caberia a ele cuidar daquelas terras e de sua família, portanto era necessário que estivesse preparado para isso. D. Diogo, emocionado, curvou-se ao seu pai, aceitando a repreensão.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Neste momento surge D. Lauriana que, vestida nobremente, sempre mantinha uma postura orgulhosa. Seu relacionamento com seu marido era estável: ele atendia a maioria de seus desejos, apesar da ligeira diferença de comportamento entre ambos. A única discordância se dava em relação a sua “sobrinha” Isabel, a quem ela revelava sentimentos negativos, e D. Antônio os respeitava, considerando a situação. Agora, em relação ao afastamento de seu filho, ela opinou ser uma punição muito cruel, mas D. Antônio manteve sua posição, uma vez que a considerava justa.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Encerrada esta discussão, chegavam Álvaro de Sá e seu bando de aventureiros à casa de D. Antônio. Estes dois trocavam informações vindas da cidade quando surgiram Isabel e Cecília: esta última foi diretamente a Álvaro de Sá para cumprimentar-lhe, alegrando-se pela menor demora em sua chegada. D. Antônio via com bons olhos a aproximação da sua filha a este cavalheiro, enquanto Isabel sentia uma triste inveja do relacionamento. Loredano, o italiano, ainda observava esta cena com especial atenção.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page