top of page

Resumo Por Capítulo: O Guarani

Parte 1 - Os Aventureiros

13 - Revelação


Isabel e Cecília voltavam do banho quando viram a fera estirada ao chão e assustaram-se. D. Antônio logo relatou à sua filha os temores da mãe, que queria ver Peri longe da casa deles.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Aproveitando a situação, Isabel, que não gostava de Peri, relatou o ocorrido durante o banho, porém na forma que soubera: viram Peri saltar de uma árvore e dali surgiu uma flecha disparada, seguida de dois tiros. D. Lauriana encontrou aí mais um argumento para convencer D. Antônio, que já aceitava a necessidade de afastar o selvagem.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Cecília respeitava a decisão do pai, mas não deixava de defender o índio, pedindo que não fosse ingrato com ele – e D. Antônio concordava com essa posição. O senhor comunicou à mulher sua decisão e pediu que Aires Gomes empalhasse a onça para enfeitar seu gabinete de armas.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A casa voltava à sua rotina quando Álvaro aproximou-se de Cecília, pedindo desculpas pelo que havia feito. Ainda entristecida por Peri, a garota não queria conversar, mas desejou saber do que se tratava, afinal. O moço contou-lhe sobre o presente que ela recusara e que, no entanto, na noite anterior, havia deixado à beira de sua janela. Cecília o repreendeu pela ousadia de sua ação, ordenando que ele recuperasse o objeto. A conversa tinha ares românticos quando percebeu-se a presença de Isabel, que observava a cena com um olhar ardente. Cecília assustou-se, sua prima dirigiu-se ao seu quarto, sendo seguida por ela.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


No aposento de Cecília, permaneceram as primas em silêncio. Abrindo a janela, Isabel verificou que não havia nada ali. Em seguida a jovem caiu aos pés de Cecília, revelando sua sina.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page