top of page

Resumo Por Capítulo: O Crime do Padre Amaro

Capítulo 7


Dias depois houve um jantar na casa do abade da Cortegassa, que fazia aniversário, com a presença de vários padres da diocese e do beato Libaninho. Os religiosos se fartavam de pratos deliciosos enquanto discutiam descompromissadamente o número crescente de mendigos e famintos na região, relatavam os arranjos políticos que os levavam a usar a fé para barganhar votos e repreendiam a promiscuidade que rondava o povoado ao mesmo tempo em que, jocosamente, insinuavam casos amorosos entre padres e fiéis.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Amaro surpreendia-se com algumas destas revelações, chegando a contrariar a fala de um padre que insinuou a irrelevância das confissões para a absolvição de pecados. Iniciava-se um profundo debate quando foi servida a sobremesa e os ânimos se acalmaram.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Após beberem vinho o grupo de clérigos decidiu passear pelas fazendas. No caminho Amaro resolve retornar à sua casa e encontra Amélia na fazenda de D. Maria da Assunção, que ficava ao lado da propriedade de sua mãe. Convidando o padre a conhecer as terras, descobre que o portão está fechado e o convida a pular o muro. Já do outro lado Amaro recebe Amélia em seus braços após o salto e não resiste a beijar-lhe o pescoço. A garota fica corada e sai correndo, deixando o caseiro responsável por levar o pároco embora.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Internamente Amélia vibrava com a sensação de que Amaro realmente gostava dela. Há algum tempo tinha consciência de sua afeição pelo jovem padre e temia que ele não percebesse suas intenções. Ao voltar para casa, passando em frente a Sé, rezou para que seu amor se realizasse.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page