top of page

Resumo Por Capítulo: O Crime do Padre Amaro

Capítulo 4


No dia seguinte à chegada do novo pároco, beatas se ajuntavam na casa de S. Joaneira para saberem do homem, que havia saído cedo com o Cônego. As mulheres visitavam alcova de Amaro e elogiavam suas roupas e objetos sagrados. Libaninho, o beato da cidade, também fez uma breve visita.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Enquanto isso o padre encontrava-se com o chantre, governante local, apresentando-lhe a carta de recomendação do conde de Ribamar, com quem era casada a filha da Marquesa de Alegros. Passearam pela região e à noite foram à casa de S. Joaneira.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O jantar teve a presença das beatas da cidade, D. Maria da Assunção, D. Joaquina e D. Ana Gansoso, e D. Josefa, irmã do Cônego, todas ávidas por conhecerem o novo padre. Também participaram da ceia o Sr. João Eduardo, que se mostrava enamorado por Amélia, e Artur, com seu violão.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Amaro tomou conhecimento da Santa de Arregassa, uma mulher da região que vivia acamada há vinte e cinco anos e cujas rezas eram sempre atendidas. Durante a conversa, o padre não hesitava em reparar nas formas físicas de Amélia.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Depois de Artur entoar uma canção romântica, todos jogaram loto (bingo). Na última rodada Amélia e Amaro, que estavam sentados lado a lado, marcaram a quina ao mesmo tempo. João Eduardo parabenizou a menina com despeito e foi embora.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Todos já tinham partido e Amaro se preparava para dormir quando saiu de seu quarto para buscar água e flagrou Amélia começando a despir-se. A menina saiu assustada e o padre teve medo de que aquilo se tornasse um escândalo, porém ela logo se desculpou e o informou onde estava a bebida. Amaro passou a noite acordado, excitado pela cena presenciada.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page