top of page

Resumo Por Capítulo: O Crime do Padre Amaro

Capítulo 22


Dionísia apareceu com novidades sobre João Eduardo: o rapaz voltara do Brasil e vivia agora na mesma região em que Amélia estava hospedada. Padre Amaro dirigiu-se imediatamente à Ricoça para ordenar à moça que não tivesse relações com o jovem.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Chegando à fazenda, o pároco foi recebido por D. Josefa com entusiasmo: a beata não gostava da companhia do abade e sentia-se punida por ter de conviver com uma alma impura. Amélia, por outro lado, se preservou de qualquer aproximação íntima do padre: agora ela lutava para livrar-se dos pecados que torturavam sua consciência.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Incomodado com a frieza de Amélia, Amaro fez novas visitas à fazenda, descobrindo por meio de Josefa que a menina estava confessando-se com Ferrão. O pároco tentou tirar satisfações com a jovem, mas continuou sendo repelido. Escreveu-lhe cartas apaixonadas com o intuito de reconquistá-la e, em certa visita, encontrou o abade Ferrão, que o advertiu sobre sua conduta.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Enquanto isso João Eduardo passava frequentemente em frente à casa em que estava sua antiga noiva, procurando por sua imagem nas janelas. O jovem escrivão estava prestes a embarcar para o Brasil quando Morgadinho de Poais, figura excêntrica e liberal da região, o convidou para viver consigo, como professor de seus filhos, num desafio às tradições religiosas. João, que se considerava um romântico injustiçado, nunca deixou de pensar em Amélia com amor e considerou uma ironia do destino estar novamente tão próximo a ela.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Abade Ferrão tinha amizade com Morgadinho e viu em João Eduardo uma figura muito correta, que poderia servir como um bom marido para Amélia. Sutilmente, ele relatava à moça as conversas que tinha com o rapaz e amenizava sua culpa no caso do artigo difamatório publicado no jornal.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Doutor Gouveia, fazendo visitas à D. Josefa, percebeu a gravidez de Amélia e se colocou à disposição da moça, sem julgá-la mal por seus atos. Assim, a menina percebia contar com a verdadeira providência divina na pessoa do médico e do abade que dela cuidavam, enquanto enxergava cada vez mais claramente o interesse superficial que Amaro tinha por ela.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Seguindo conselhos do cônego Dias, padre Amaro distanciou-se de Amélia por algum tempo, durante o qual fez uma viagem ao litoral. No mesmo período o abade Ferrão adoeceu e deixou a menina numa solidão que a desestabilizou. O plano de Amaro deu certo e, quando ele retornou à Ricoça, tratando a menina com desprezo, recebeu dela exigências de atenção e amor.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Ferrão já planejava o reencontro de Amélia e João Eduardo, mas a garota, abalada com sua nova queda por Amaro, não teve certeza de que atitude tomar.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page