top of page

Resumo Por Capítulo: O Crime do Padre Amaro

Capítulo 14


João Eduardo andava pela rua, desiludido, quando encontra Gustavo, tipógrafo da “Voz do Distrito” e militante operário. O amigo o convida para almoçar e, embalado por várias doses de vinho, fica estarrecido ao saber da história de “perseguição religiosa” que João lhe conta. Os dois planejam revidar o golpe com a publicação de um panfleto perturbador, mas se dão conta que não possuem dinheiro para financiar a publicação.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Terminada a refeição os dois jovens estão bêbados e João Eduardo quase arranja confusão com o dono da taberna. Depois de tentar em vão falar com Amélia, passando em frente à Sé, o jovem cruza com o padre Amaro e lhe dá um murro no ombro. Padre Silvério, que acompanhou a cena, gritou por socorro: João foi preso e a notícia da “tentativa de assassinato” do padre correu de boca em boca pela freguesia.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Domingos, administrador da região, chamou os envolvidos na confusão para fazerem seus depoimentos. Após uma reunião com os padres, o administrador parabenizou João Eduardo e deu-lhe a liberdade: Amaro, como bom Católico, concedia-lhe o perdão.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A benevolência do padre Amaro ganhou fama na cidade, assim como o ódio ao bêbado, sacrílego e violento João Eduardo, que perdeu seu emprego e sua promessa de cargo no governo. Na casa de S. Joaneira havia alguns pertences do criminoso que foram parar na fogueira.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Ao saber da miséria em que viveria seu antigo noivo, Amélia chegou a queixar-se com Amaro, mas o padre afirmou que Deus haveria de dar novas oportunidades a João Eduardo em outras freguesias. Durante o tradicional chá, os dois voltaram a encostar seus joelhos e a darem as mãos sob a mesa.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page