top of page

Resumo Por Capítulo: O Crime do Padre Amaro

Capítulo 13


Chegando à casa de S. Joaneira, João Eduardo recebe das mãos da empregada uma carta de Amélia, na qual é declarado o fim de seu relacionamento, motivado pelo artigo que fora escrito por ele. O jovem procurou por Agostinho, quem imaginava tê-lo delatado, mas o jornalista apontou doutor Godinho como a única pessoa a quem citara seu nome.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


No dia seguinte João Eduardo armou uma emboscada para cruzar com Amélia na rua e tentar reverter sua situação, mas a moça foi irredutível. Em seguida procurou doutor Godinho, desejando obter vingança por meios jurídicos, mas o advogado negou qualquer possibilidade de litígio contra a igreja. Alvo da suspeita de tê-lo denunciado, Godinho exaltou-se e revelou que só falara do caso à sua esposa, pois no casamento nada podia ser escondido. Reforçando que não havia meios de contornar o caso, o homem alertou que qualquer tentativa de contra ataque por parte de João Eduardo iria voltar contra si mesmo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Quase sem esperanças o ex-noivo procurou pelo doutor Gouveia, médico ateu que tinha alguma influência sobre os moradores da região e poderia defendê-lo perante as beatas. O erudito, apesar de concordar com as denúncias de João Eduardo, analisou o caso friamente e achou naturais os movimentos calculistas do pároco, bem como sua vitória final: tratava-se do homem mais forte na conquista de sua fêmea – e o argumento religioso era uma grande força. O jovem queixou-se que tudo isso lhe dava um enorme sofrimento ao coração e o médico lembrou-lhe que talvez fosse outro o órgão acometido, cuja cura poderia ser muito rápida.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page