top of page

Resumo Por Capítulo: O Crime do Padre Amaro

Capítulo 10


João Eduardo tinha o costume de encontrar-se à noite com Agostinho Pinheiro, redator da “Voz do Distrito”, jornal liberal, patrocinado pelo doutor Godinho, que costumava atacar o governo e o clero. Motivado por seu ciúme do relacionamento entre Amélia e Amaro, João se propôs a escrever um artigo em que denunciaria os hábitos pouco virtuosos dos religiosos locais. Com o texto em mãos Agostinho vibrou pelo escândalo que ela causaria na sociedade.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Amaro, com o desejo de aprofundar sua relação com Amélia, enviou-lhe um bilhete propondo um encontro, mas não obteve resposta. Resolveu escrever uma longa carta, declarando todo o seu amor e defendendo a pureza do mesmo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Chegando à casa de S. Joaneira, prestes a entregar sua correspondência amorosa, o pároco foi surpreendido pela presença do Cônego e de todos outros padres da diocese: eles liam, espantados, a nota anônima publicada no jornal que acusava comportamentos promíscuos e faltas morais dos religiosos. Entre os casos citados, havia o de um jovem padre que estaria se aproveitando da inocência de uma garota de família com objetivos torpes.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Espantados, os padres decidiram pedir a intervenção do governo contra a publicação, mas a liberdade de imprensa era defendida pelo Estado a todo custo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


João Eduardo, já contente com o sucesso de seu texto, caiu nas graças do doutor Godinho, que lhe garantiu arranjar um emprego no governo rapidamente. Com esta garantia o jovem correu à casa de S. Joaneira para pedir a mão de Amélia em casamento.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Sentindo-se abandonada por Amaro desde a publicação do artigo e vitimada pelos comentários maldosos da vizinhança, Amélia chegou a considerar que deveria entregar-se logo a João Eduardo, que lhe daria estabilidade e boa fama. Seus desejos, entretanto, eram mais fortes e não conseguia evitar pensar em fugir com o padre. Em outros momentos imaginava que mesmo casada poderia manter uma proximidade com o pároco, confessando-se com ele.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Coagida pelas circunstâncias, Amélia resolveu escrever a João aceitando o casamento. Amaro ficou sabendo da decisão por meio do Cônego Dias e entrou em desespero ao ver esvair-se qualquer possibilidade de ter com ela um romance.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Amaro fazia uma visita à noiva, sob o olhar atento de João Eduardo, procurando esconder todo o abalo que sentia, quando um padre surge com notícias graves: o chantre, persuadido pelo artigo da “Voz do Distrito”, começava a tomar medidas contra os clérigos, mudando-os de freguesia.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page