top of page

Resumo Por Capítulo: O Ateneu

Capítulo 8


Os dois meses de férias serviram ao autor como oportunidade para enxergar o mundo a partir das novas perspectivas aprendidas pela vivência no internato. Sua condição de pequeno colegial, no entanto, ainda era um limitador de sua existência.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O Ateneu, passadas as primeiras impressões de novidade, tornou-se símbolo das privações juvenis. Para compensar essa sensação, havia passeios cada vez mais consideráveis: subiam o Corcovado ainda de madrugada para apreciar a paisagem matinal, faziam piquenique no Jardim Botânico, com direito a um jantar farto, regado a vinho.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Certa vez, após um dia de passeios, Aristarco surgiu com um ar sombrio e uma ameaça geral: ele encontrara uma correspondência de “pouca-vergonha”, assinada por Cândida, endereçada ao Cândido, na qual era sugerido um encontro romântico no bosque. Haveria punição a todos que estivessem envolvidos no caso e não assumissem sua culpa.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Sérgio preocupou-se ao considerar seu histórico de intrigas com o diretor. Há algum tempo um encontro fortuito com Bento Alves resultou numa inexplicável luta – até então Sérgio continuava a ser “cortejado” pelo rapaz. O diretor flagrou a briga e acabou sendo alvo da fúria de Sérgio, que lhe arrancou alguns pelos do bigode. Aristarco prometeu uma punição severa que, no entanto, nunca ocorreu. Após este incidente Bento Alves saiu do colégio e Sérgio acredita que o “perdão” do diretor era devido ao cuidado para não perder mais uma mensalidade certa.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


No dia seguinte dez alunos foram chamados para o “julgamento” do caso. Franco gozava de Silvino por não estar envolvido na história e acabou gerando uma briga que resultou em mais vinte alunos levados à diretoria – entre eles Sérgio.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Aristarco e seu funcionário discutiam quais medidas deveriam ser tomadas para solucionar o caso, considerando que não poderiam perder muitos alunos pagantes, quando um novo tumulto emergiu: os internos protestavam contra a goiabada que estava sendo servida no refeitório, que na verdade era de banana. O diretor adotou uma postura submissa para se justificar perante os rapazes, esclarecendo que também estava sendo enganado pelos fornecedores de goiabada.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page