top of page

Resumo Por Capítulo: O Ateneu

Capítulo 11


Aos sábados Dr. Cláudio dava palestras sobre assuntos gerais, desde a origem dos planetas, passando pelas primeiras formas de vida microscópica, até o advento da humanidade e da cultura.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Certa vez, focando no tema da educação, o professor defendeu a instituição do internato, que era alvo de frequentes críticas: os vícios observados neste tipo de estabelecimento seriam apenas reflexos dos vícios próprios da sociedade, que permitiriam ao jovem um contato direto com a realidade que enfrentará pela vida e uma base moral mais sólida para medir suas ações.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Ao ouvir estas palavras Sérgio pensou em Franco, que estava doente desde quando fora à prisão escolar pela última vez. A insalubridade do cárcere somou-se a uma predisposição do rapaz para usar do seu sofrimento como forma de punição aos colegas, que considerava culpados por sua situação. Um dia após uma breve visita do narrador ao seu colega, ele faleceu.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Recuperando-se do luto, o Ateneu passou por um período de muita animação durante os preparativos da festa bienal em que se entregavam prêmios aos estudantes de destaque. O evento teria seu ápice com a entrega de um busto de bronze de Aristarco, encomendado por seus alunos.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Sob uma enorme tenda armada nomeio do pátio do Ateneu, milhares de convidados, familiares e autoridades, reuniram-se para prestigiar a obra do famoso pedagogo, que discursou cheio de orgulho. Após a entrega de medalhas e coroas de carvalho aos premiados, Dr. Venâncio versou sobre as supremas qualidades do diretor da instituição e exibiu o eterno busto. Aristarco, surpreendentemente, sentiu inveja daquela obra de metal e incomodou-se por sentir que todos os elogios proferidos por seu funcionário dirigiam-se a ela, não a ele.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


À noite, quando os convidados se retiravam, Sérgio reparou na presença dos familiares de Franco, cabisbaixos.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page