top of page

Resumo Por Capítulo: O Alienista

13 - Plus ultra!


Com o apoio da Câmara para continuar os tratamentos por mais seis meses, Simão Bacamarte empenhou-se em terapias que levassem seus internados a desequilíbrios psíquicos: aos modestos ele dava motivos de orgulho próprio, aos moderados ele propiciava situações em que se consternassem, e assim por diante…


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A Casa Verde já estava vazia novamente quando Dr. Simão sentia aproximar-se da maior verdade, do “Plus ultra!” em relação à loucura: fechou-se em seu escritório e deu vazão a seus pensamentos mais profundos.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O estudioso concluiu que a cura propiciada por seus tratamentos apenas despertou um desequilíbrio latente, que já existia na mente de seus pacientes: portanto não havia nenhum louco em Itaguaí. No entanto essa afirmação absoluta pareceu-lhe um engano: deveria existir algum cérebro completamente consertado naquela cidade e só poderia ser… o dele mesmo!


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Convicto de seu grande achado científico, o alienista declarou-se alienado e internou-se solitário na Casa Verde. Após dezessete meses morreu aquele que fora intitulado o único louco de Itaguaí.



ou continue lendo online...

bottom of page