top of page

Resumo Por Capítulo: Minha Vida de Menina

Setembro de 1894


Dia 3, segunda-feira

Helena foi com seu pai e tio Joãozinho para a Boa Vista. Como eles não conversavam, ela ficou “fazendo castelos”: imaginou ter encontrado um diamante gigante e ficado milionária. Ao contar a seu pai sobre seus devaneios ele disse que não fazia mal, mas que dinheiro demais não era sinônimo de felicidade: o importante era que Deus lhes suprisse o necessário.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dia 8, sábado

Helena ficou muito perturbada com uma cena que presenciou na Festa de Nossa Senhora do Amparo: um garoto foi atingido por um foguete e levado às pressas à farmácia.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dia 12, quarta-feira

As amigas de Helena vivem entregando-lhe cartas e poemas que seus amigos e irmãos escrevem, mas a menina não quer pensar em namoro e se irrita com a insistência das colegas.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dia 17, segunda-feira

Tia Madge ficou responsável pelo vestido que Helena utilizaria no casamento da prima Zinha. A garota estava doida por uma roupa cor-de-rosa, mas sua tia resolveu costurar uma peça azul-marinho, seguindo a moda das garotas do Rio de Janeiro. Helena ficou desesperada e foi chorar ao colo de sua avó, que a lembrou de que tia Madge só queria seu bem e que estava muito bonita daquele jeito.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dia 20, quinta-feira

Helena foi convidada por Naninha para visitar a casadas Pitangas, moças muito amigáveis, mas que têm uma vida diferente: seu pai vive numa fazenda e só aparece para falar burrices, sua mãe vive acamada e seu irmão mais novo faz todo serviço da casa.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Lá Helena passou por mais uma situação em que quase teve um estouro de riso: as galinhas eram criadas soltas pela casa e deixaram sujeira sobre a mesa, que foi coberta com farinha por uma das irmãs e limpa com a mão por outra, que não sabia do que se tratava. Helena só não riu pois desenvolveu o método de pensar coisas tristes: sua mãe de perna quebrada e sua irmã num caixão.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dia 22, sábado

Henriqueta e Machadinho são um casal de negros muito apaixonados e enciumados. Certo dia, só de maldade, Lucas contou à negra que seu amado teria sido perseguido por um boi bravo e ela saiu correndo, desesperada para salvá-lo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page