top of page

Resumo Por Capítulo: Minha Vida de Menina

Março de 1894


Dia 1º, quinta-feira

No dia de eleição para Presidente e Deputados a cidade fica alvoroçada. Os negros que sabem escrever ganham roupas novas e botinas para irem votar, orientados pelos seus antigos senhores. Helena gosta do movimento, mas não crê que a política vá mudar a vida de ninguém.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dia 4, domingo

Helena deseja contrariar o pensamento corrente de que tudo o que vem de fora é melhor do que é local. Luisinha quebrou um dente e seu pai resolveu contratar um dentista vindo de outra cidade, por um valor muito alto. O homem, no entanto, fez trabalho mal feito e depois desapareceu. Luisinha teve que aguentar as risadas de todos quando seu dente caiu novamente, no meio do café.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dia 6, terça-feira

Helena teve uma grande tristeza: havia colocado os ovos de sua galinha para chocar e já havia nascido pintinhos, dos quais a garota estava animada para cuidar, mas ao voltar da escola descobriu que a gata comera todos eles.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dia 10, sábado

A família de Helena comemora que Alexandre encontrou diversos diamantes: os filhos pedem presentes e os pais fazem planos para investir o dinheiro.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dia 15, quinta-feira

Helena se questiona como pode ser tão diferente de todos em sua família. É seu gênio se meter em assuntos adultos e formar opiniões próprias: em política desenvolveu uma grande aversão a Floriano Peixoto de tanto ouvir os adultos falarem mal dele. A garota ficou enfurecida com sua vitória nas eleições, quando os adultos já não se importavam mais com esse fato e preferiam participar das comemorações de seu oponente.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dia 20, terça-feira

Helena vai sentir saudades de Dona Gabriela, que vai mudar-se de casa. Ela passava todas as tardes em sua companhia e certa vez fora livrada de um quisto no rosto (espinha inflamada) com a ajuda de Clélia, que vivia com Gabriela.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dia 24, sábado

O pai de Helena acha graça que os negros só saiam do fundo do quintal no Sábado de Aleluia com a intenção de malharem o Judas.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dia 26, segunda-feira

Helena já sente falta da Semana Santa: as ruas enfeitadas, os sinos, o jejum seguido de comilança…


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dia 29, quinta-feira

A avó Teodora estava na casa de tio Geraldo quando três bispos vieram visitá-la. Dona Carolina, sem reparar nas vestimentas dos religiosos, cumprimentou-os apenas dando-lhes a mão, como se fossem padres (bispos deviam ter seus anéis beijados, conforme a tradição). A mãe de Helena culpou a garota por não tê-la alertado da situação, deixando-a “desconforme por essa forma”. Esta expressão criada por Carolina virou piada na família.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page