top of page

Resumo Por Capítulo: Minha Vida de Menina

Junho de 1895


Dia 1º, sábado

Avó Teodora se mudou para a Rua Direita, tendo vendido a Chácara. Agora ela está mais próxima de tio Geraldo, que é seu preferido. A família dele agrada muito a vovó, mas também tem o nariz muito empinado: só por terem dinheiro, seus filhos se acham os mais importantes de Diamantina.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dia 4, terça-feira

Lucas continua com suas maldades: mandou um bilhete convidando Dona Carolina e sua família para jantarem uma paca, mas preparou um macaco assado de “surpresa”.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dia 8, sábado

A família de Lalá Rosa se tornou vizinha de Helena e trouxe diversos transtornos: destruíam seus brinquedos e queriam envenenar seus animais. No colégio Lalá chamou Helena para uma briga e ela, apoiada pelas amigas, entrou em confronto, indo parar na secretaria.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dia 13, quinta-feira

Mudou-se para o Jogo da Bola a família de um velho, Botelho, e suas quatro filhas, “as Botelho”. A mais velha delas era uma rica viúva que mantinha as demais, que não trabalhavam.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Certo dia a casa entrou em luto e a irmã mais velha estava deitada no meio da sala, como defunta, enquanto as demais irmãs competiam para ficar com seus bens. O tempo passou e o enterro não saiu: Helena descobriu que a viúva “reviveu” e expulsou todas suas irmãs interesseiras de casa.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dia 15, sábado

Helena se incomoda com a preferência da avó por si, pois isso a nunca contrariá-la. Vivendo na Rua Direita, Teodora sempre convida a neta para almoçar e Helena lamenta não podar caminhar até sua casa com as amigas. Além disso, todos os dias precisa ler suas redações para a vovó.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dia 18, terça-feira

Helena também não gosta de almoçar com a avó, pois Glorinha está sempre presente e adora fazer comentários quando percebe a preferência de Teodora pela neta querida. Helena se defende, explicando que não faz nada para conseguir esta predileção e que talvez ela nem mesmo ocorra, seja só impressão.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dia 21, sexta-feira

Glorinha continua a comentar a preferência da vovó por Helena e o mesmo acontece em relação às suas tias por parte de pai, que a mimam o tempo todo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page