top of page

Resumo Por Capítulo: Minha Vida de Menina

Fevereiro de 1893


Dia 15, quarta-feira

Helena comemora o fim do carnaval, pois apanhara de sua avó – o que nunca havia acontecido.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Tia Quequeta falava do baile de máscaras com muito entusiasmo, relatando brincadeiras de filhas com seus pais e de mulheres com seus maridos, sem que se reconhecessem. Helena, com treze anos, estava ansiosa para participar da festa, mas sua avó não permitiu. A menina chorou pela proibição e a avó lhe bateu dizendo que era para “chorar com razão”. Depois Helena ganhou um vestido novo e algum dinheiro, sentindo-se recompensada.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dia 18, sábado

Helena entrou para a Escola Normal e preocupa-se em atender às expectativas de seu pai, sua avó e Tia Madge, que a consideram inteligente. Ela mesma não se acha tão esperta, mas sabe decorar o conteúdo, mesmo quando não o compreende, e gosta de escrever, uma das principais atividades da escola. Ela também lê muitos romances, incentivada por seu pai, mas agora só poderá fazê-lo durante as férias, para as quais já está ansiosa.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dia 19, domingo

Helena não gosta de mingau de fubá por achar que ele dá mais fome e por considerar que há receitas bem melhores para se fazer com fubá, como bolo, broa ou cuscuz.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Siá Ritinha, uma ladra de galinhas da região, ao saber que Helena não gosta de mingau e que come dois pepinos todas as manhãs, passou uma noite inteira falando a sua mãe que o legume era muito venenoso e adoecia as pessoas. A garota ficou com vontade de perguntar se roubar galinhas também não fazia mal.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dia 21, terça-feira

Depois da escola Helena foi à casa de suas tias inglesas onde um amigo, Seu Benfica, a convidou para verem o espetáculo de fantoches. A menina adorou a apresentação e Benfica prometeu levá-la mais vezes, mas suas tias advertiram que o homem nem sempre cumpria o que prometia, por conta de sua mulher.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dia 23, quinta-feira

Ao irem à casa de Tia Aurélia, onde seus filhos montaram e exibiram um telégrafo que ia de uma sala à outra, Helena percebe que sua mãe gostaria que seus filhos fossem inteligentes como os de Aurélia, mas sabe que isso não acontecerá devido à situação financeira e às ocupações de seu marido, que não tem tempo para orientar as crianças.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dia 25, sábado

A avó de Helena costuma distribuir esmolas aos necessitados e ficou surpresa quando Siá Fortunata, mãe de Bertolino, recusou a ajuda. Corria um boato que seu filho havia se envolvido com homens que estavam passando notas falsas na região e essa recusa era uma confirmação desse fato. Helena ficou espantada quando compreendeu a situação.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dia 26, domingo

Correu pela cidade a passeata de Bambães, um homem que pede dinheiro para a construção de uma igreja no Rio Grande. A obra nunca avança e o povo desconfia que as doações vão para o bolso do homem, mas a avó de Helena continua a dar as esmolas acreditando que é preciso construir uma nova igreja.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dia 28, terça-feira

A avó de Helena arrumou toda a chácara para receber o Santíssimo, que veio da Sé em procissão. Helena ficou com pena de Andresa, que estava doente e o recebeu em sua cama.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page