top of page

Resumo Por Capítulo: Memórias Póstumas de Brás Cubas

7 - O delírio


O delírio, que durou de vinte a trinta minutos, começou confuso: encontrou-se com um barbeiro chinês, depois se viu incorporado em um livro fechado que alguém tentava abrir, e finalmente voltou à forma humana, montado no lombo de um hipopótamo que avisou que ele fariam uma viagem á origem dos séculos.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Brás fechou os olhos durante a jornada e sentiu o frio aumentar. Quando perguntou onde estavam, o hipopótamo avisou que já haviam passado do Éden e continuavam rumo ao passado.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Chegou a um ponto em que encarou uma face feminina gigante: era a Natureza, ou Pandora. Ela o informa que está prestes a engoli-lo. O autor ainda tenta convencê-la de que aquela não era uma boa ação, mas ela responde que vai fazê-lo porque quer e que o egoísmo é a lei natural.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Em seguida Brás Cubas é levado pelo hipopótamo ao caminho contrário, acompanhando todo o desenvolvimento da humanidade, seus flagelos e delícias, a busca pela figura incerta da felicidade. O autor entrega-se, pede que seja dado logo fim à sua vida. Mas a viagem continuava, de século em século, interessante e monótona, passando pelo seu tempo presente, rumo ao futuro, até a chegada do ano final, que fez crescer o interesse do viajante.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Mas nesse momento surgiu um nevoeiro, tudo o mais desapareceu, exceto o hipopótamo, que se transfigurou num gato – era o gato de Brás Cubas, Sultão, que brincava junto à porta de seu quarto.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page