top of page

Resumo Por Capítulo: Memórias de Um Sargento de Milícias

Segunda Parte

5 - Transtorno


Em meio a todos esses acontecimentos o compadre adoece. A comadre tenta tratá-lo de acordo com suas tradições, mas não deu resultado. Um médico o visitou e receitou remédios, o que era mal visto pela comadre, ela nunca vira alguém tomar “pírulas” e escapar, e assim foi… O compadre faleceu.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Ainda durante a narração do velório D. Maria e comadre especularam sobre algum testamento do barbeiro e o encontraram: Leonardo herdara tudo. No entanto, por ainda ser menor de idade, seria seu pai, Leonardo-Pataca, o responsável tanto por ele quanto pela sua herança.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Tudo que Leonardo sentia por seu pai era o resquício do medo causado pelo pontapé que o jogou para fora de casa quando pequeno. Era natural que ficasse desconfortável em sua casa. Para amenizar isso, a comadre decidiu também morar na casa de Leonardo-Pataca: ficaria com sua filha, sua neta e seu afilhado. No entanto sua presença pouco amenizou as diversas intrigas que aconteciam, principalmente entre afilhado e madrasta: a comadre ficava no fogo-cruzado, pois se apoiava Leonardo, Chiquinha reclamava pela mãe, se apoiava Chiquinha, Leonardo reclamava pela madrinha.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page