top of page

Resumo Por Capítulo: Memórias de Um Sargento de Milícias

Primeira Parte

10 - Explicações


Aqui o narrador expõe a confusa relação entre o tenente-coronel e Leonardo Pataca: ainda em Portugal o tenente-coronel tinha um filho que se relacionou com uma jovem moça prometendo-lhe casamento. A tal moça, no entanto, era filha de uma “colareja”, uma vendedora de legumes, que veio ao tenente cobrar-lhe alguma atitude, já que seu filho tinha tirado a virgindade de sua filha. Então o tenente-coronel pagou um valor pelo seu dote. A tal garota era Mariazinha, a mesma que surgiu neste livro como Maria das Hortaliças.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Anos depois o tenente-coronel soube da chegada de Maria ao Brasil junto de Leonardo. Solicitou à comadre, que era sua conhecida, que lhe informasse de qualquer necessidade por que ela passasse, assim compensaria o mal que seu filho a fez ainda em Portugal. No entanto o tenente nunca a ajudou diretamente, mas só ao seu companheiro, Leonardo, num caso com uma irregularidade num processo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Agora Leonardo meteu-se de novo em problemas e mais uma vez o tenente-coronel se dispôs a ajudar – apesar de não haver uma lógica explícita neste auxílio, já que Maria nem mais estava no Brasil… Talvez tenha sido por Leonardo ser pai do filho de Maria… Ou quem sabe o filho de Maria não fosse realmente filho de Leonardo, mas neto do tenente! Enfim, isso não fica claro.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Fato é que após conferir a história diretamente com Leonardo Pataca o tenente-coronel foi à procura de um amigo – personagem sobre o qual nenhuma explicação foi dada – que intercederia por ele diretamente a el-rei. É curioso que a necessidade primeira era de se interceder perante o Major Vidigal, mas o tenente preferiu levar o caso ao rei.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Talvez essa excessiva exploração do autor sobre o “tráfico de influências” entre personagens seja somente com o intuito de apresentar costumes da época – que até hoje se sustentam.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Enfim, Leonardo foi solto e teve de enfrentar o escárnio de seus companheiros de trabalho por muitos dias.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page