top of page

Resumo Por Capítulo: Macunaíma

7 - Macumba


Macunaíma tinha um ódio mortal de Piaimã e queria enfrentá-lo novamente para recuperar sua muiraquitã, mas percebia que não tinha força suficiente para tanto. Resolveu ir ao Rio de Janeiro para participar de uma macumba na qual o Exu diabo poderia surgir e ajudá-lo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


No terreiro da tia Ciata, feiticeira renomada, havia muito tempo que um santo não baixava, portanto era grande a expectativa de todos os participantes. Após diversos rituais de cantos e danças uma mulher encarnou Exu. Macunaíma inesperadamente se jogou sobre a incorporada e brincou com ela. Depois os vários adoradores de Exu fizeram pedidos, sendo alguns atendidos, outros não.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Na vez de Macunaíma, que pediu uma vingança contra Venceslau, Exu trouxe para seu corpo o espírito do próprio Piaimã e permitiu que o herói desse nele uma surra. Macunaíma massacrou o incorporado com golpes e maldições. Enquanto isso em São Paulo, no palácio de Venceslau Pietro Pietra, era um corre-corre de médicos para tratar dos males que atingiam o corpo do Piaimã.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Para encerrar o ritual todos entoaram a reza do Padre Nosso Exu e a mulher que incorporara o santo teve seu corpo totalmente recuperado dos golpes de Macunaíma. Ao final houve muita comida, bebida e dança.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page