top of page

Resumo Por Capítulo: Macunaíma

2 - Maioridade


Jiguê logo arranjou outra mulher, chamada Iriqui. Desde a captura da anta pela armadilha de Macunaíma, a tribo passou fome: não havia caça, o milharal apodreceu.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Macunaíma convocou os homens da tribo para colherem timbó, um tipo de planta comestível, que haveria na outra margem do rio. Os índios sofriam muito com a correnteza e os candirus (pequenos peixes que costumam entrar nos orifícios humanos) enquanto Macunaíma se divertia com a cena – não havia timbó algum para colher. Depois, para se justificar, o pequeno índio falou que os timbós eram como gente e tinham saído andando. Seus companheiros admiraram a “inteligência” de Macunaíma.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Contrariado com a fome por que passavam, nosso herói transferiu sua cabana e sua mãe para uma região no outro lado do rio onde havia abundância de bananas e peixes. A velha colhia frutos para levar aos seus outros filhos e Macunaíma não gostou: resolveu levá-la de volta para a tribo, onde passariam fome outra vez. Enfurecida com o menino, a mãe o carregou para muito longe e o abandonou à própria sorte. Macunaíma teve vontade de chorar, mas como estava sozinho não chorou.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Após uma semana caminhando sem rumo, encontrou Currupira (figura folclórica) que lhe deu um pedaço de sua perna para saciar sua fome. Macunaíma pediu informações de como voltar à sua tribo e Currupira indicou um caminho falso, para que o herói se perdesse e fosse comido por ele. Mas Macunaíma desviou sua rota e vomitou o pedaço da perna do Currupira, que chamava por seu dono.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Macunaíma encontrou a vó cotia ralando aipim, comeu um pouco e contou-lhe suas artes com o Currupira. A vó jogou o caldo do aipim no menino para igualar seu corpo à sua cabeça: Macunaíma se esquivou e teve apenas o tronco molhado, que cresceu como o de um homem forte, enquanto sua cara continuou “enjoativa de piá”.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Voltando à sua tribo, Macunaíma teve um sonho que prenunciava a morte de sua mãe. No dia seguinte se engraçou com a nova mulher de seu irmão e este, vendo que agora a casa estava repleta de mantimentos, achou melhor não arranjar encrenca com Macunaíma.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Depois de mais um dia Macunaíma saiu para caçar uma veada e, depois de matá-la, descobriu que era sua mãe. Após a cerimônia funerária Macunaíma, Iriqui, Jiguê e Maanape (seu outro irmão) partiram juntos pelo mundo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page