top of page

Resumo Por Capítulo: Macunaíma

11 - A velha Ceiuci


Macunaíma saiu para caçar com os irmãos no bosque da Saúde, mas só conseguiu pegar dois ratos. Chegando à pensão ele contou aos moradores que havia caçado dois veados. Desconfiados, todos perguntaram aos irmãos se a história era verdade e eles, que não sabiam mentir como Macunaíma, revelaram sua invenção, deixando-o mal falado.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Para se vingar dos irmãos, Macunaíma inventou que tinha encontrado um rastro de tapir (animal parecido com uma anta) em frente à Bolsa de Mercadorias. Os índios ficaram agachados pelas ruas procurando os sinais do animal e uma multidão se ajuntou para ajudá-los. Após muito tempo, quando Macunaíma revelou mais essa mentira, o povo se revoltou e ele quase foi preso.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Venceslau já se recuperava na varanda de sua casa quando Macunaíma passou por lá e fez uma aposta com o curumim Chuvisco (personificação indígena da chuva): iria provar que o gigante tinha medo dele. Para isso, Macunaíma lançou ao Piaimã todas as palavras feias que conhecia, mas o monstro nem ligou. Chuvisco, por sua vez, lançou em Venceslau algumas gotas de água que foram o suficiente para fazê-lo entrar em casa e venceu a aposta.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


De volta à pensão Macunaíma chamou os irmãos para pescarem. Estavam sem anzol e conseguiram roubar um de um inglês que pescava: o herói se transformou em piranha e arrancou a linha do pescador.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Quando foi ao igarapé Tietê para pescar, Macunaíma foi capturado pela velha Ceiuci, mulher do Piaimã. Levado para sua casa, o herói conseguiu ser salvo por uma das filhas dos monstros, com quem “brincou”. Ao sair da casa, porém, Macunaíma passou um longo período correndo por diversas partes do Brasil fugindo da Ceiuci, que o perseguia na forma de um pássaro.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


De volta a São Paulo Macunaíma deu queixa à polícia e a velha Ceiuci foi deportada, mas logo retornou por influência do Piaimã. A filha que o havia libertado foi expulsa de casa: foi para o céu e virou um cometa.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page