top of page

Resumo Por Capítulo: Helena

Capítulo 26


Segundo Salvador averiguara, o pai de Estácio havia agido sem qualquer intenção de trair a outro homem: Ângela nunca havia lhe dito o verdadeiro motivo de sua viagem e ele realmente acreditava que o pai de Helena havia falecido. Sendo assim, pôs a menina em um colégio, dizendo ser filha de um amigo seu falecido. Ângela ia buscar a menina aos finais de semana dizendo ser sua tia. Salvador às vezes ia ao local para observar sua filha de longe: ele já aceitava que a troca de pai ajudaria Helena ao menos em sua formação.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Certo dia, entretanto, Salvador não se conteve e apareceu para a menina, que após alguns instantes lembrou-se da imagem de seu pai. Ângela a princípio impediu que a menina tivesse contato com ele, mas acabou cedendo, sem deixar de repreender Salvador pela situação. O homem assumiu que Helena estava tendo uma vida melhor do que ele poderia dar e pediu à garota que fingisse que não o havia encontrado, dizendo que ele havia morrido para o mundo. A menina demonstrou que entendeu o que se passava e prometeu que cumpriria o que lhe era pedido.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Após um ano Ângela faleceu e Helena passou a viver no colégio em tempo integral. Nesse período Salvador comunicou-se com a filha por meio de cartas que uma escrava da escola entregava em troca de dinheiro. As correspondências de Helena estavam guardadas em uma caixinha que Salvador mostrou ao padre e a Estácio.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Com a morte do conselheiro, Salvador imaginava que poderia enfim ter Helena de volta para si. Mas ao saber que a garota havia sido reconhecida como filha do rico homem em seu testamento, ele entendeu que não deveria sacrificar o futuro da menina. Helena, entretanto, não achava justo tomar parte de uma família a qual, na realidade, não pertencia, e demorou a aceitar a sugestão de seu pai para que o fizesse – tudo isso poderia ser comprovado nas cartas que guardava.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A imprudência da garota em visitar o pai, entretanto, a havia denunciado. E Salvador era tão contente com a presença de sua filha que não deu atenção ao risco em que a colocava com essas visitas.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page