top of page

Resumo Por Capítulo: Helena

Capítulo 19


No mesmo momento em que Estácio fazia esta nova proposta ao padre, chegou ao local o próprio Mendonça, que procurava o conselho do religioso e surpreendeu-se com a presença de seu amigo. Melchior tentou dirigir a situação, dando a entender que não havia empecilhos ao casamento.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O noivo, entretanto, insistiu em ouvir da boca de Estácio sua posição e o rapaz não se conteve, assumindo que não achava apropriado que Helena se casasse sem amá-lo propriamente. Mendonça entendeu que Estácio estava defendendo sua irmã de um casamento por interesse financeiro, e percebeu que essa poderia ser a visão que toda a sociedade teria sobre ele.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Padre Melchior não gostou a intriga que surgia entre os amigos, evocando a memória do falecido pai de Estácio em defesa de um acordo entre os cavalheiros. Mendonça, entretanto, já abria mão do casamento e decidiu retirar-se, recebendo do padre a promessa que ele iria continuar trabalhando pela união.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Estácio saiu furioso em direção à sua casa, mas achava irrelevante a perda de uma amizade considerando que lutava pela felicidade de Helena. Ao contar o ocorrido à garota, ela novamente disse que a proibição fazia com que ela desejasse ainda mais o casamento, deixando Estácio assustado com tal determinação.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Em seu quarto, Helena pegou um papel que recebeu suas lágrimas e a tinta de sua pena. Levou o bilhete a Estácio que, no mesmo instante, saía a sua procura: o rapaz havia decidido que, se era para a felicidade de todos, não se interporia mais ao relacionamento. O irmão leu o bilhete, onde Helena dizia a Mendonça que retornasse a Andaraí, sendo este um desejo de seu coração, e se comprometeu a entregá-lo, ainda que lamentasse a perda da companhia da irmã em um futuro tão próximo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Mais tarde Melchior visitou novamente a família e Estácio lhe comunicou a mudança de sua postura, dizendo que iria ter com Mendonça no dia seguinte. O padre sugeriu que ele não perdesse tempo e fosse ainda naquele dia encontrar com seu amigo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Preparando-se para sair, Estácio releu o bilhete e queimou-o.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page