top of page

Resumo Por Capítulo: Esaú e Jacó

12 - Esse Aires


Com quarenta e poucos anos, diplomata recém-chegado do Pacífico, Aires trazia as características próprias de sua função: fala suave, sorriso convidativo e expressão sempre adequada.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Houve um tempo em que Aires também se enamorou por Natividade. Porém, percebendo a falta de reciprocidade, desistiu do intento. Na mesma época Santos ofereceu-lhe a cunhada em casamento. Aires recusou a oferta: ele já fora casado apenas por conveniência de seu trabalho e viúvo vivia melhor do que acompanhado.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Para evitar discussões, que lhe eram sempre tediosas, Aires tinha a tendência de aceitar todas as opiniões. Certa vez na casa de Santos o diplomata foi indagado sobre a cabocla do Castelo e esforçou-se para emitir uma opinião média, nem contra, nem a favor da vidente.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Em seu Memorial, Aires relatou esta noite com a desconfiança de que Natividade ou Perpétua estavam interessadas em consultar a cabocla. Também pontuou que Natividade e o padre Guedes eram as únicas pessoas interessantes do encontro, que estava repleto de personalidades “insípidas”. Sobre tais personagens ele pontua uma citação de Dante: “Dico, che quando l’anima mal nata…”, se referindo à incapacidade de as pessoas se melhorarem durante a vida.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page