top of page

Resumo Por Capítulo: Dom Casmurro

6 - Tio Cosme


Tio Cosme foi viver com a mãe de Bentinho desde que ela enviuvou. Naquela ocasião ele já era viúvo, assim como prima Justina. Advogado, orgulhava-se de seus discursos no foro, onde era sempre acompanhado por José Dias.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O narrador confessa uma curiosa lembrança de seu tio: pelas manhãs, muito gordo, sofria para montar em seu cavalo, e fazia o cavalo sofrer logo em seguida, com todo seu peso.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Bentinho nasceu na roça, mas sempre teve medo de cavalos e nunca montara. Certa vez tio Cosme colocou-o à força sobre seu animal, fazendo com que o garoto chorasse e chamasse pela mãe, que prontamente o atendeu, tirando-o do cavalo. Bentinho só aprenderia montar à cavalo mais tarde, mais pela vergonha que era não sabê-lo do que por gosto.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Diziam que montar à cavalo chamava o interesse das garotas, no entanto esse não era o caso de tio Cosme: quando jovem era um bom partido, mas agora estava velho e gordo demais, fazia-o apenas por necessidade. Sem grandes expectativas, cumpria seus trabalhos sem amor, tinha lazer com alguns jogos e às vezes contava piadas.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page