top of page

Resumo Por Capítulo: Dom Casmurro

54 - Panegírico de Santa Mônica


O autor abre o capítulo afirmando que não usaria nem um capítulo de seu livro para falar sobre o seminário, mas que poderá escrever muita coisa sobre o que lá se passou, já que seus cinquenta anos lhe trouxeram uma “sarna de escrever” que nunca será curada, diferentemente do que aconteceria se fosse jovem.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


No seminário, por exemplo, houve um colega que adorava escrever poesias, mas seguiu a carreira eclesiástica e quando mais velho nem mesmo se lembrava do que havia escrito. Por outro lado, houve também um seminarista que desistiu de ser padre, tornou-se funcionário público, mas lembrava-se com emoção de uma obra que criou durante o seminário: o “Panegírico de Santa Mônica” – “panegírico” é um texto, um discurso em elogio à santa.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Vale reparar como o autor, neste capítulo, inicia com uma intenção, de não falar sobre o seminário, mas deixa seus pensamentos o levarem ao oposto, fazendo uma grande narrativa sobre seu passado e seus colegas… E isso continuará no próximo capítulo, isso é Machado de Assis!


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page