top of page

Resumo Por Capítulo: Dom Casmurro

41 - A audiência secreta


A mãe de Bentinho saiu da sala e ele foi à sua procura, dizendo-lhe que precisava contar algo. Ela logo se preocupou com seu estado de saúde, mas ele explicou que não era nada grave. Dona Glória levou o filho ao quarto, onde poderiam ter mais privacidade.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Bentinho perguntou sobre sua ida ao seminário, mostrando-se desanimado sobre seus estudos. Mas ao invés de contar sobre Capitu, como fantasiara, justificou seu desânimo pela saudade que sentiria da própria mãe! Como narrador, Bento comenta que tal mentira foi quase involuntária. Curiosamente, seu objetivo principal era lhe revelar seu romance por Capitu, mas fez exatamente o contrário.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Dona Glória se sensibilizou, mas insistiu que ele haveria de afeiçoar-se ao seminário e voltaria a morar com ela quando fosse padre, concluindo que aquilo era apenas “manha” de seu filho. Bentinho fez uma cara de dó que foi o suficiente para sua mãe se retratar, dizendo que não era “manha”, pois sabia que ele não mentiria para ela, mas que ele precisava ser forte para cumprir a promessa. Bento sugeriu que ela pedisse a Deus que a dispensasse do prometido, mas ela negou essa possibilidade.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Saindo do quarto, Dona Glória voltou-se a seu filho e ele percebeu que ela até queria dar um jeito de pagar a promessa de outra forma, mas não via como.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page