top of page

Resumo Por Capítulo: Diva

Capítulo 14


No baile na casa de D. Matilde, Emília era objeto de adoração de vários pretendentes, deixando Amaral enciumado. Ele saiu do salão para fumar e passou a ouvir a conversa de Emília com um destes senhores.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Tratava-se do Dr. Chaves, um político prestigiado que dizia dedicar-lhe todo seu amor. Emília, entretanto, dizia que um homem tão importante, com tantas ocupações, não deveria ter tempo disponível para dedicar ao amor.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Em seguida surgiu Álvares, um jovem poeta, que questionou se a garota havia lido seus versos. Emília afirmou que leu, mas que ele amava mais sua arte do que iria amar a uma mulher. O jovem disse que tinha uma outra poesia que a convenceria do contrário, mas quando tirou o papel do bolso e foi entregá-lo, ele voou pela janela. Amaral apossou-se do escrito antes que Álvares aparecesse para procurá-lo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Amaral retornou ao salão e encontrou Emília junto a outro cavalheiro, o tenente Veiga. A moça deu a este homem uma violeta, a qual ele prendeu a sua farda. Sofrendo com a cena, Amaral foi à mesa de jogos.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Mais tarde Emília procurou o médico para a última dança, reparando que ele havia sumido durante boa parte da festa. Amaral argumentou que ele não possuía prestígio social, nem talento artístico para entretê-la. Percebendo que o rapaz escondia algo que gerava sofrimento, Emília pediu que ele fosse sincero e revelasse a ela. Amaral respondeu que não poderia dizê-lo naquela hora, então Emília combinou que se encontrassem no dia seguinte, logo pela manhã.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page