top of page

Resumo Por Capítulo: Capitães da Areia

Os atabaques ressoam como clarins de guerra


A voz da liberdade chama Pedro Bala: companheiro! Por todos os pobres, por todo sofrimento enfrentado nas histórias que se passaram, a revolução chama Pedro Bala.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


João Grande embarcou como marinheiro num navio cargueiro. No mesmo dia Pedro Bala era aceito na organização grevista, como chefe da brigada de choque formada pelos Capitães da Areia, que recebia visitas frequentes do estudante Alberto, com orientações para atuar em comícios, greves e outras lutas dos trabalhadores.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Surgiram ordens para que Pedro Bala fosse a Aracaju organizar os Índios Maloqueiros como mais uma brigada de choque, e que depois seguisse por outros estados fazendo o mesmo trabalho. A chefia dos Capitães da Areia foi repassada para Barandão, que agora completava quinze anos, sob orientações do estudante Alberto.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Na emocionante despedida todas as crianças do trapiche gritavam o nome de Pedro Bala, e ele parece sentir Volta Seca, Sem-Pernas, Gato, Professor, Pirulito, Boa-Vida, João Grande e Dora por perto. Agora o destino de todos estava mudado, era tempo de lutar. Naquela noite, nas macumbas, os atabaques ressoavam como clarins de guerra.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page