top of page

Resumo Por Capítulo: Caminhos Cruzados

Capítulo 24


A criada traz o chocolate quente ao quarto do casal. D. Dodó já foi ao banheiro para arrumar-se para seu marido. Teotônio veste-se com um quimono, igual ao que um empresário americano usava durante uma entrevista ao jornal.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


No jornal, D. Dodó procura notícias sobre a festa promovida na noite anterior. Além dos usuais elogios ao evento, uma nota ressalta a importância da personalidade caridosa de Dodó – que se divide entre a vaidade de ver seu nome estampado no jornal, e a discrição esperada de uma cristã.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Teotônio elogia a mulher por sua realização, sentindo que assim compensa sua falha moral recente. Em seguida revela a D. Dodó um “problema de consciência” que o persegue: a rápida ascensão do coronel Pedrosa na sociedade, com uma relação muito próxima ao Monsenhor Gross, o preocupa. D. Dodó procura relevar a importância desse acontecimento, até que Teotônio usa um argumento satisfatório: o Zé Maria Pedrosa mantém uma amante.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Ainda que incomodada com a situação, D. Dodó argumenta que seria falta de delicadeza faltar à inauguração do palacete dos Pedrosa – o qual ela tem enorme curiosidade em conhecer. Teotônio pondera que os Pedrosa são grandes clientes da loja – inclusive a tal amante tem uma conta lá – então não seria interessante romper relações tão bruscamente: poderiam ir à festa.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page