top of page

Resumo Por Capítulo: Brás, Bexiga e Barra Funda

Tiro de Guerra n° 35


São citados vários fatos da infância e juventude de Aristodemo Guggiani, que na escola aprendera o hino nacional e o orgulho da pátria. Depois trabalhou na oficina mecânica do cunhado, tentou participar de um time de futebol, ambicionou ser artista de circo…


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Após brigar com o cunhado, foi empregado como cobrador na Autoviação Gabrielle d’Annunzio, na linha Praça do Patriarca – Lapa. Arranjou uma namorada, na Rua das Palmeiras, a quem abandonou após algum tempo para servir como soldado no Tiro de Guerra nº 35.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


No Largo Municipal a companhia de soldados, comandada pelo sargento cearense Aristóteles Camarão de Medeiros, fazia evoluções e cantava o Hino Nacional, cujas cópias haviam sido feitas por Aristodemo, cada vez mais patriota.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Ao ver um soldado de origem alemã rir enquanto os demais cantavam o hino, Aristodemo deu-lhe um tabefe. O sargento indagou o que aconteceu e prometeu “fazer justiça”. No dia seguinte foi publicada uma ordem que expulsava o soldado alemão e dava uma suspensão de um dia a Aristodemo, que ainda assim era exaltado por seu patriotismo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Aristodemo pediu demissão da Companhia Gabrielle d’Annunzio e, com o apoio do sargento, foi contratado na Sociedade de Transportes Rui Barbosa, para trabalhar na mesma linha, Praça do Patriarca – Lapa.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page