top of page

Resumo Por Capítulo: Brás, Bexiga e Barra Funda

Nacionalidade


Tranqüilo Zampinetti era um barbeiro italiano que trabalhava na Rua do Gasômetro. As notícias da guerra na Europa inflamavam seu espírito patriota. Seus filhos não falavam italiano e, por isso, eram um desgosto. À noite se encontrava com amigos conterrâneos para falar sobre a Itália.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Certo dia outro italiano, que se candidatava a juiz, convenceu Tranqüilo a alistar-se como eleitor. Apesar da resistência inicial, Tranqüilo envolveu-se com a política e até fez campanha.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A Europa estava numa nova guerra quando Tranqüilo já era proprietário de diversos prédios e cabo do Partido Republicano Paulista; seu filho Lorenzo tinha parte de uma firma e noivo da filha de um Major italiano; Bruno estava no ginásio e jogava pingue-pongue. O barbeiro ainda se entusiasmava com o combate de sua pátria, mas sua família fazia pouco caso e esse desinteresse o contaminou.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Quando já era proprietário de mais prédios e sócio de uma perfumaria, Tranqüilo fechou a barbearia pois sua mão começava a tremer. Para seu orgulho, Bruno formou-se na Faculdade de Direito de São Paulo e sua primeira ação profissional foi o requerimento da naturalização de seu pai.



ou continue lendo online...

bottom of page