top of page

Resumo Por Capítulo: Angústia

Capítulo 20


Marina e Julião faziam aparições públicas de braços dados, iam ao cinema, ela vestindo sedas e veludos elegantes, ele vibrando por ostentar sua conquista. A vizinhança não parava de especular que fim teria aquela relação e dona Adélia envergonhava-se pelo comportamento da filha, mas enfim contentava-se com os agrados que seu novo genro lhe dava.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Luís observa todos esses movimentos aparentando indiferença, mas no fundo é torturado pela imagem do casal, que se transfigura em todos os casais que encontra pelas ruas. Sua mente ainda se aventura a imaginar um futuro desejável com a datilógrafa de olhos verdes, poderiam ser um casal feliz: ele escreveria seus livros, ela os passaria à máquina de escrever; ao final da tarde discutiriam literatura com Pimentel e Moisés… Mas nada disso se concretiza: Luís lembra-se novamente da alemã Berta, da neta de dona Aurora, de seus desejos sempre incontroláveis, das diversas humilhações que já vivera e acaba por imaginar mais uma vez Marina e Julião, passeando pela cidade.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Em casa o narrador tenta concentrar-se numa leitura, mas os ruídos da vizinhança invadem sua atenção. Quando chega alguém na casa vizinha ele imagina a imagem de Marina, mas quem aparece é seu Ramalho, que discute interminavelmente com dona Adélia sobre as saídas indesejadas da menina.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page