top of page

Resumo Por Capítulo: A Moreninha

7 - Os Dois Breves, Branco e Verde


Há sete anos Augusto, que tinha treze, foi à Corte com sua família. Na praia conheceu uma graciosa garota que aparentava sete anos de idade, a quem ajudou a coletar uma concha que desejava. As duas crianças logo criaram um vínculo de amizade e passaram a tarde brincando juntas.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A certa altura a menina, da qual nem soube o nome, perguntou e ele a achava bonita. Após a resposta positiva a garota combinou que ambos deveriam ser marido e mulher no futuro. Surgiu outro garoto, chorando, e disse que seu pai estava morrendo. O jovem casal desejou visitar sua casa.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Chegando à humilde residência, encontraram algumas crianças desnutridas, uma pobre velha e o pai moribundo deitado no leito. O mulher contou ao Augusto e à garota que seu marido morria de fome. Espantados com um sofrimento com o qual nunca haviam se deparado, ambos deram os trocados que tinham em seus bolsos para ajudar aquela família.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Vendo o ato de generosidade das crianças, o velho agradeceu ambos e perguntou qual a relação entre eles. Tendo a menina contado que seriam marido e mulher no futuro, o homem professou que o desejo deles haveria de se realizar. Simbolizando o compromisso, pediu à mulher que pegasse dois breves (tipo de escapulário, corrente usada no pescoço), um verde e um branco, que havia numa gaveta e os costurasse a um camafeu e a um botão de esmeralda, que eram posses de Augusto e da garota, respectivamente: eles trocariam estes presentes e os guardariam como prova de suas futuras intenções.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Voltando à praia soou a ave-maria e ambos se despediram, prometendo cumprir o acordo combinado pelo moribundo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Augusto interrompeu sua narração ao ouvir o barulho de alguém que escutava sua conversa com D. Ana, na gruta. Viu apenas, à distância, sua neta, D. Carolina.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page