top of page

Resumo Por Capítulo: A Moreninha

1 - Aposta Imprudente


Quatro jovens estudantes de medicina reúnem-se após um jantar. Filipe convida seus companheiros a passarem o feriado de Sant’Ana na casa de sua avó, Ana, em uma ilha, onde ocorrerá uma patuscada (uma reunião, festividade). Leopoldo e Fabrício aceitam o convite prontamente, mas Augusto demonstra desinteresse pela programação, até que Filipe destaca a presença de suas primas e de sua irmã no evento.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A prima mais velha, Joana, com dezessete anos, tem olhos e cabelos negros e uma pele pálida – um perfil romântico, segundo Augusto. Um ano mais nova, Joaquina é loira de olhos azuis e pele rosada – clássica e bela. A irmã de Filipe é descrita como uma moreninha de quatorze anos, o que leva Augusto a considerá-la possivelmente “interessante, travessa e engraçada”. Com a expectativa de conhecer tais moças, ele concorda em participar do passeio à ilha.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Discutindo sobre as preferências dos jovens entre as parentes de Filipe, é ressaltada a característica romântica de Augusto, que se diz capaz de se encantar por todas as garotas e, por outro lado, inapto a limitar seu pensamento a uma só moça por mais que quinze dias. Filipe duvida dessa possibilidade, afirmando que seu colega iria se apaixonar longamente por uma de suas primas, e propõe uma aposta, escrita em papel, acerca destes fatos.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Após certa discussão, conclui-se que o perdedor da aposta deveria escrever um romance no qual fosse relatada a sua derrota – um amor que durasse mais de quinze dias, no caso de Augusto, ou o triunfo da inconstância dos desejos de Augusto, no caso de Filipe. Fabrício e Leopoldo serviram de testemunhas em tal acordo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page