top of page

Resumo Por Capítulo: A Hora da Estrela

Parte 6


O autor revela seu desgosto em escrever esta história, mas considera que esta é a única atividade que lhe resta nesse mundo. Cansado do convívio com seus personagens, diz que irá se isolar por três dias antes de finalizar os escritos. Após esse período sente falta de Macabéa, e continua a história…


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Com o dinheiro emprestado da amiga, Macabéa se dá ao luxo de tomar um táxi até a casa de madama Carlota. Antes de ela ser atendida, uma moça saiu chorando do consultório. O carinho com que Carlota a recebeu, oferecendo café, foi algo sem precedentes em sua vida.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Já sala de consulta madama Carlota passou um longo tempo contando sua vida, enquanto comia bombons: era devota de Jesus, a quem tudo devia; nascera pobre e arranjou-se como mulher da vida, depois como cafetina; tivera um homem o qual sustentava e que lhe batia, para seu prazer; depois se envolveu com mulheres, o que também sugeria a Macabéa.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Após cortar as cartas, Macabéa ouviu verdades que nunca imaginara sobre seu passado: teve uma vida horrível, foi criada por uma madrasta má, abandonada pelo namorado e logo estaria desempregada. Até então a imigrante achava que sua vida não era tão ruim e pensava que sua tia apenas tentou educá-la da melhor forma possível.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Subitamente a cartomante muda sua expressão e enxerga uma sequência de boas-novas na vida de Macabéa, tudo iria mudar no momento em que saísse do consultório: teria o namorado de volta, pedindo-lhe me casamento, o emprego estaria garantido, e ela ainda receberia a visita de um alemão, Hans, com uma mala de dinheiro, que se apaixonaria por ela.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Encantada com as previsões positivas, Macabéa já estava ansiosa por conhecer Hans e quis pagar a consulta imediatamente, ainda que a madama sugerisse que o acerto fosse feito após o cumprimento das promessas. Carlota ainda garantiu que só falava verdades, tanto que avisara a última cliente que ela morreria atropelada – por isso a moça saíra chorando.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page