Escolha uma Página

O Mulato: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de Aluísio Azevedo, por Bruno Alves

ATENÇÃO: A experiência artística da leitura literária é única e pessoal: sempre que puder, entre em contato com os textos originais para compreender os livros em sua essência.

Capítulo 16

Depois de sair da casa de Ana Rosa, Raimundo procurou sua mãe para tentar levá-la para viver consigo, mas a velha não quis. Para esconder-se de seus opositores, o mulato refugiou-se numa casinha discreta e trocava correspondências e mensagens com Ana por meio de sua ama de leite, Mônica, que se tornou confidente do casal.

Ana Rosa tranquilizou-se com as cartas de Raimundo que sugeriam esperar “a poeira baixar” para depois fugirem, conforme haviam combinado. Assim tanto a casa de Manuel como a cidade de São Luís passaram por um período de “normalidade”, sem qualquer novidade sobre o desaparecido.

Padre Diogo contrariou-se com a desistência de Ana em se confessar e usou inúmeros argumentos religiosos para convencê-la do contrário. Por meio de Luís Dias o clérigo conseguia informações sobre o paradeiro de Raimundo e sobre as movimentações na casa de Manuel: Ana já teria tentado obter o apoio da avó para seu casamento com o mulato, mas D. Bárbara se opôs completamente.

Após a missa, que é descrita com detalhes, em especial pela atuação de Diogo, adorado pelos fiéis, Ana Rosa vai ao confessionário. Ela assume que quer casar-se com Raimundo e o padre evoca sua condição de sacerdote, representante do próprio Cristo, para ameaçá-la e atacar a moral do mulato: sugere que Raimundo tenha interesse no casamento como uma vingança a Manuel, que herdara parte dos bens de seu falecido pai. Mas a moça não se convence e acaba revelando um segredo maior: está grávida do rapaz. Diogo sugere um casamento rápido com Dias ou um aborto: a menina sai da Igreja, abismada.

Desde quando percebeu estar grávida, Ana Rosa desesperou-se para fugir de casa e viver em paz com seu amor e seu bebê. Raimundo, que continuava alegando ser necessário aguardar o momento certo, também andava muito aborrecido e nervoso com a situação.

Anterior Índice Próximo

Baixar eBook
error: Compre nossos ebook, a partir de R$9,90, para ter acesso aos textos com a opção copiar/colar habilitada ;)