Escolha uma Página

O Mulato: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de Aluísio Azevedo, por Bruno Alves

ATENÇÃO: A experiência artística da leitura literária é única e pessoal: sempre que puder, entre em contato com os textos originais para compreender os livros em sua essência.

Capítulo 13

Impaciente, Raimundo trancou-se no quarto assim que chegou à casa do tio. Indagou-se sobre o que faria diante dos fatos: lutaria ou recuaria. Concluiu que devia ir embora o quanto antes daquela terra, já que poderia muito bem ser feliz na capital, onde era um homem respeitado. A lembrança de Ana Rosa, entretanto, o incomodava: sentia que só se realizaria sentimentalmente ao seu lado.

Na manhã seguinte Raimundo pediu ao tio que esclarecesse Ana Rosa sobre o caso, para não parecer que ele a abandonava. Também informou que se mudaria de casa e partiria de São Luís assim que todos seus negócios fossem liquidados, o que deveria ocorrer o quanto antes.

Manuel contou à filha sobre a origem negra de Raimundo e, tentando amenizar seu sofrimento, informou que o rapaz não estava tão interessado em casar-se com ela. A garota, concluindo que Raimundo não a amava, entrou em histeria e chamou a atenção de todos na casa, incluindo D. Maria Bárbara e o cônego Diogo, que estava de visita.

Raimundo dormia em seu quarto, tendo pesadelos em que fugia com Ana Rosa e era perseguido por quilombolas, quando ouviu os gritos de sua amada. Saindo desesperado pela varanda, cruzou com o cônego, que o culpou por aquela situação e orientou que não se envolvesse mais no caso.

Raimundo chamou o religioso à sua alcova e o denunciou pela morte de seu pai. Diogo assumiu a culpa e se colocou à disposição para receber o castigo, equiparando sua figura à de Jesus, que suportara todos os sofrimentos. Aborrecido com o êxtase religioso encenado pelo padre, Raimundo o dispensou. Diogo saiu dizendo perdoar-lhe, mas internamente prometia uma vingança.

Anterior Índice Próximo

Baixar eBook
error: Compre nossos ebook, a partir de R$9,90, para ter acesso aos textos com a opção copiar/colar habilitada ;)