O Cortiço: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de Aluísio Azevedo

Capítulo 8

Na hora do almoço Jerônimo se recolheu em casa e reclamou à sua mulher, Piedade, que não estava bem e precisava dormir. Como todo acontecimento diferente no cortiço, o mal-estar de Jerônimo logo era de conhecimento de todos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diversas vizinhas foram visitá-lo e receitavam remédios à Piedade para sua melhora, mas ele com isso só se irritava. Até que Rita Baiana o visitou e o alegrou. Ela preparou-lhe um café com parati (pinga) e fez recomendações a Piedade. Numa das visitas de Rita, Jerônimo não segurou seus desejos e tentou investir nela, que se esgueirou e ameaçou contar tudo à sua mulher. Piedade não era boba e, ao entrar no quarto, percebeu um clima estranho, mas era antes de tudo serva de seu marido e não questionou nada. Jerônimo melhorava.

Enquanto isso se armava um confusão no cortiço… Henrique, da casa do Miranda, tinha interesse em Leocádia, que até então se recusava. Mas neste dia, aceitando em troca um coelho branco (!?), Leocádia se entregou ao jovem. No meio do ato Bruno, seu marido, a descobriu e a briga estava armada. Henrique conseguiu fugir sem ser reconhecido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida Bruno, com seu orgulho ferido, expulsou Leocádia de casa e jogou todos seus pertences para fora. Quando teve oportunidade Leocádia se vingou, destruindo tudo que restava na residência. Os vizinhos tinham reações variadas, ora rindo, ora preocupados, tentando acalmar os ânimos – o fato é que não havia vida privada naquele lugar, tudo era compartilhado. O caso teve seu ápice quando Bruno tentou bater na mulher e todos, inclusive João Romão, o dono da estalagem, se misturaram numa confusão.

Ao final Leocádia juntou o pouco seu que restou e decidiu ir embora. Rita Baiana, vendo isso, pediu que lhe esperasse pois sairia junto com ela para ajudar-lhe. O que seria essa ajuda tornou-se objeto de curiosidade de todos no cortiço.

Anterior Índice Próximo

Baixar eBook (R$9,90)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Baixar eBooks

O que achou do resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Qual a sua interpretação do texto?
Deixe seu comentário no final desta página ;)

Adquira os eBooks para
ter acesso total ao conteúdo
e contribua com nosso trabalho ;)

Clique aqui para
visitar nossa Livraria Virtual