O Cortiço: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de Aluísio Azevedo

Capítulo 22

Daquele dia em diante Bertoleza ficou em alerta, despertava com qualquer barulho durante a noite, sabia do risco que corria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto isso o São Romão prosperava: o armazém se tornou um centro de distribuição de mercadorias para vários comércios menores, a estalagem abrigava cada vez mais pessoas instruídas, quase não havia lavadeiras.

Leónie ainda visitava o lugar levando Juju para visitar Alexandre e sua mulher. Essas visitas continuavam causando alvoroço e admiração entre os moradores, principalmente a partir de quando, junto a Leónie, estava Pombinha! A moça, após dois anos de casamento, se cansou do noivo, se aventurou com outros até perder o marido, então foi morar com Leónie, para viver a mesma vida de prostituta. Sua mãe, Dona Isabel, de início rejeitou a mudança, tentou reatar o casamento, mas com o tempo, conforme ia ficando dependente financeiramente da filha, aceitou a condição e foi morar com ela, até a morte. Eram, então, Leónie e Pombinha as duas grandes damas da cidade, a endinheirar-se sobre os desejos dos homens. Pombinha tinha no cortiço uma “aprendiz”, a filha de Jerônimo e da pobre Piedade, e dava-lhe todos os mimos, da mesma forma que anos antes Leónie fazia com ela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Piedade estava completamente entregue à bebida. Era abusada todos dias por homens que se aproveitavam de sua embriaguez. Já não trabalhava – ninguém confiaria suas roupas a ela. Mantinha-se no São Romão à custa de Leónie, mas com o tempo sua figura não era mais bem vista por lá, já que o lugar era cada vez mais bem frequentado. Até que foram expulsas, ela e sua filha. Partiram para o Cabeça-de-Gato, que de forma oposta ao São Romão, tornava-se mais miserável, absorvendo toda podridão da qual a outra estalagem se desfazia.

Anterior Índice Próximo

Baixar eBook (R$9,90)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que achou do resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Qual a sua interpretação do texto?
Deixe seu comentário no final desta página ;)

Adquira os eBooks para
ter acesso total ao conteúdo
e contribua com nosso trabalho ;)

Clique aqui para
visitar nossa Livraria Virtual