O Cortiço: Resumo Por Capítulo
Paráfrase da obra de Aluísio Azevedo
Capítulo 15
Na mesma noite chuvosa foram os três em direção ao Garnisé, bar frequentado por Firmo. Lá entrou somente Pataca, que se fez de amigo do capoeira oferecendo-lhe mais bebidas, o que o deixava ainda mais ébrio do que estava. Firmo confessou seu interesse em atacar Jerônimo ainda naquela noite. Pataca aproveitou-se da situação para saber quais armas ele levava e atraiu-o para a emboscada: alegando ter visto Rita na praia convenceu Firmo de segui-lo.
Na praia, após caminharem bastante, encontraram com Zé Carlos e Jerônimo, que atacaram de surpresa. Com a vítima completamente bêbada não foi tarefa difícil desarmá-lo e enchê-lo de pancadas até a morte. Jogaram o corpo ao mar.
Após pagar o que devia aos seus ajudantes, Jerônimo voltou ao cortiço. À porta de sua casa percebeu a luz ainda acesa e lembrou-se de sua mulher. Não a desejava mais. Mudou de rumo e foi ter com Rita que, ao vê-lo cheio de sangue pelo corpo e com a navalha que fora de Firmo, entregou-se completamente a ele. Fizeram planos de saírem da estalagem e viverem juntos.