Macunaíma: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de Mário de Andrade

7 – Macumba

Macunaíma tinha um ódio mortal de Piaimã e queria enfrentá-lo novamente para recuperar sua muiraquitã, mas percebia que não tinha força suficiente para tanto. Resolveu ir ao Rio de Janeiro para participar de uma macumba na qual o Exu diabo poderia surgir e ajudá-lo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No terreiro da tia Ciata, feiticeira renomada, havia muito tempo que um santo não baixava, portanto era grande a expectativa de todos os participantes. Após diversos rituais de cantos e danças uma mulher encarnou Exu. Macunaíma inesperadamente se jogou sobre a incorporada e brincou com ela. Depois os vários adoradores de Exu fizeram pedidos, sendo alguns atendidos, outros não.

Na vez de Macunaíma, que pediu uma vingança contra Venceslau, Exu trouxe para seu corpo o espírito do próprio Piaimã e permitiu que o herói desse nele uma surra. Macunaíma massacrou o incorporado com golpes e maldições. Enquanto isso em São Paulo, no palácio de Venceslau Pietro Pietra, era um corre-corre de médicos para tratar dos males que atingiam o corpo do Piaimã.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para encerrar o ritual todos entoaram a reza do Padre Nosso Exu e a mulher que incorporara o santo teve seu corpo totalmente recuperado dos golpes de Macunaíma. Ao final houve muita comida, bebida e dança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anterior Índice Próximo

Baixar eBook (R$9,90)

O que achou do resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Qual a sua interpretação do texto?
Deixe seu comentário no final desta página ;)

Adquira os eBooks para
ter acesso total ao conteúdo
e contribua com nosso trabalho ;)

Clique aqui para
visitar nossa Livraria Virtual