Inocência: Resumo Por Capítulo

Paráfrase da obra de Visconde de Taunay

3 – O doutor

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Filho de um vendedor de drogas que se autointitulava boticário, Cirino vivia em Vila de Casa Branca, em São Paulo, até ser enviado a Ouro Preto, onde morou com um tio excêntrico: solteirão e rabugento, ele vivia isolado e tinha fama de abastado.

Tal tio inscreveu Cirino num colégio religioso com a promessa de destinar alguma herança à Igreja como recompensa. Quando faleceu, entretanto, descobriu-se que ele não possuía riqueza alguma e Cirino foi dispensado das aulas.

Baixar eBooks

Com dezoito anos Cirino conseguiu emprego numa botica, ambiente que lhe era familiar, e logo foi tomado como “doutor” pela sociedade local. Matriculou-se na escola de farmácia e estava prestes a tirar o título oficial de boticário quando decidiu, por capricho, iniciar uma viagem pelos sertões.

De vilarejo em vilarejo Cirino foi acumulando experiência como “doutor”, lendo livros medicinais, fazendo sangrias e vendendo remédios. Ganhou gosto pela vida em liberdade e seguiu rumo ao Mato Grosso, com intenção de conhecer novas paisagens.

Baixar eBooks

Apesar do caráter orgulhoso e envolto em charlatanismo, por não possuir conhecimentos científicos muito precisos, Cirino tinha bom coração e uma alma elevada.

Promoção 50%

Anterior Índice Próximo

Baixar eBook (R$9,90)

O que achou do resumo?
Ficou com alguma dúvida?
Qual a sua interpretação do texto?
Deixe seu comentário no final desta página 😉

Adquira os eBooks para
ter acesso total ao conteúdo
e contribua com nosso trabalho ;)

Clique aqui para
visitar nossa Livraria Virtual